Para reflectir enquanto se ouve

Nos dias de hoje, torna-se cada vez mais difícil escapar às constantes tentações que nos são lançadas pelos olhos adentro a cada minuto que passa. A televisão impinge-nos um novo detergente, a rádio um novo seguro, o jornal um novo carro a revista um novo perfume. Todos nos querem algo vender algo  novo, e nós, mais cedo ou mais tarde, cederemos à tentação.

Torna-se difícil entender tudo aquilo que está por trás do gigantesco processo de fabrico, até das coisas mais simples. Seres humanos  morrem em territórios longínquos, na tentativa de manter o controlo sobre as zonas ricas em minérios necessários para as baterias dos nossos companheiros telemóveis. Agricultores, escravos modernos, trabalham de sol a sol para podermos comer as bananas e os ananases tão baratos no supermercado, criados recebem salários de miséria em hoteis de luxo onde se paga mais por meia tarde do que eles ganharão o ano inteiro. A lista de injustiças é infindável, não é nova, mas também não parece em vias de ser encurtada e muito menos eliminada.

Escravo

Escravo

O mundo da música não escapa a este flagelo mundial, do desprezo pelo valor da vida humana e animal, mas poucos são os artistas que conseguem ver para além dos seus êxitos na tabela de discos vendidos, ou das fortunas amealhadas com as digressões mundiais e fazer algo de nobre, ou que, pelo menos nos obriguem a pensar um pouco nas nossas decisões do dia a dia e que, sem sabermos, podem afectar alguém do outro lado do planeta. Os Radiohead, com mais uma brilhante composição na sua já longa e fenomenal carreira, optaram por fazer ouvir a sua voz em defesa de uma causa, criando um teledisco pungente e marcante. “All I need” é o título. Recomendável a crianças e adultos!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s