Top bandas nacionais estrangeiras

Contraditório o título deste post? Nem por isso. Passo a explicar. Este país não deixa de ser algo curioso no que diz respeito a gostos musicais. Por vezes, certas bandas estrangeiras, que não vendem mais do que meia dúzia de discos em todo o mundo, conseguem, no nosso pequeno e pobre país, obter um sucesso assinalável de vendas e periodicamente brindam-nos com as suas visitas, mesmo quando o resto do mundo já olvidou por completo a sua existência. De repente, e sem tempo para aprofundar muito o tema, aqui vos deixo três que rapidamente me assombram a memória.

1 – Gene loves Jezebel (a imagem seguinte comprova bem o que quero dizer, qual é a banda de respeito que se lembra de ir dar um concerto a Penela?!?!?!?!)

Gene loves Jezebel em Penela

Gene loves Jezebel em Penela

De qualquer forma, aqui deixo para os mais saudosos uma recordação dos tempos aureos da banda: Motion of Love. Algo weird se querem saber. O povo de Penela ainda não deve ter recuperado do choque! A eles envio os meus muito sinceros sentimentos.


2 – Lloyd Cole

Lloyd Cole

Lloyd Cole

Depois de uma época de trabalho intenso e relativamente reconhecido na década de 90, Cole parece condenado a pequenas actuações em Queimas das Fitas, Festas Municipais e Semanas Culturais por este país fora. Qualquer dia, já aceita fazer casamentos e baptizados. Estejam atentos! Aqui vos deixo uma actuação conjunta com os Commotions há 20 kilos atrás. (até parece uma imitação foleira dos Ban!!!! AH!AH!AH!)

3 – Marillion

Marillion

Marillion

Grande, grande sucesso fizeram eles por aqui na década de 80 e diga-se de passagem merecidamente. Misplaced Childhhod continuará, provavelmente, a ser um trabalho de referência da década. Enquanto Fish liderou e deu voz à banda, os sucessos sucederam-se, mas por pouco tempo. O abandono do génio criativo deixou um espaço que Steve Hogarth se esforçou por preencher, mas, em abono da verdade, nunca conseguiu. Agora, as visitas ao nosso país continuam a ser frequentes, graças possivelmente à legião de fãs existente no nosso país. Aqui vos deixo a bela Kayleigh.

2 responses to “Top bandas nacionais estrangeiras

  1. Olá.

    Fish, génio criativo. Nada contra, se estivermos a falar em termos de composição de letras. A nível de composição músical, os Marillion sempre foram uma força em conjunto, e em abono da verdade, todos os temas que fizeram história com o Fish foram compostos pelos outros elementos.
    Essa parelha criativa continua até hoje, com resultados supreendentemente diferentes do mundo antigo em que viviam e ao mesmo tempo mantendo um elevado nível de qualidade. Albums como Brave, Marbles e o último Happiness is the Road são bons exemplos da sua mestria.
    Em relação à voz e letras, como disse um critico de música no inicio do divorcio entre Fish e restantes Marillion: “O hogarth não é nenhum fish, mas o fish também não é nenhum hogarth”. Penso que são tão dispares que fizeram dos Marillion um caso único de bipolaridade músical, mas cuja qualidade a nível musical nunca ficou abalada, nem pelos momentos de maior experimentalismo como é o caso dos menos-amados Strange Engine/Radiation/Dot.Com.

    São de facto uma grande banda e a qualidade do último trabalho comprova isso.

    http://www.marillionados.com
    http://www.marillion.com

    Ocean Cloud ( marbles)

  2. mistersilva74

    Naturalmente que as opiniões sobre o valor da banda não são universais e existirão seguramente fãs de Fish e fãs de Hogarth por esse mundo fora. Eu, não sendo seguidor de nenhum deles, a optar, optaria pelo primeiro. Não devo ser o único, porém, já que se consultarmos os registo históricos, ou seja, a venda de discos, verificamos que os grandes sucesso da banda foram talvez, entre 83 e 91. Esse dado é inegável. Mas também é inegável que os Marillion continuam a ter uma base muito sólida de seguidores que, no fundo, até acabaram por comparticipar o lançamento do ultimo albúm antes ainda de este ter sido “feito”.
    Por isso, se tanta gente está disposta a apoiá-los de forma tão incondicional, é porque existe ainda algo de muito interessante na banda que os mantém vivos quando tantos outros já teriam desistido.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s