Máquina do tempo.

Não tenho tido grandes surpresas musicais ultimamente. O pouco que tenho ouvido, se bem que bom, não me tem entusiasmado por aí além e a explosão festivaleira deste Verão tem assaltado as ondas da rádio e da TV, não deixando espaço para muito mais.

Porém, estava eu no outro dia a ver o programa de Jimmy Fallon e preste a mudar de canal quando este apresenta uma tal de Sharon Jones e uma banda chamada The Dap Kings. Posso dizer  que fiquei maravilhado com a performance.

Sharon Jones and the Dap Kings

O que me chamou a atenção foi mesmo a voz possante, a presença em palco e toda a musicalidade de uma mistura de jazz, funk e soul que já não se ouve nos dias de hoje. É pena que uma banda com esta pujança esteja provavelmente condenada a uma existência marginal, subtil condenada sempre aos palcos secundários e reservados apenas para os conaisseurs. Tivesse Amy Winehouse metade da pujança ao vivo e menos 90% de drogas no sangue e talvez o género musical ganhasse novas asas. Mas a rapariga assim não entendeu!

Já Sharon Jones parece ter ganho dessa forma uma nova vida. Numa entrevista acabou por admitir que era, de acordo com a sua editora, demasiado baixa, demasiado gorda e demasiado escura para poder ter uma carreira de estrela. Infelizmente, no meio musical, e não só, o que se parece é mais importante do que aquilo que se faz e o talento que se tem. É pena, o mundo fica a perder! Por isso, para quem tiver curiosidade, digo já que a parceria entre a cantora e os Dap Kings é das mais valiosas do momento. Procurem, comprem, escutem. Não se arrependem!

11 responses to “Máquina do tempo.

  1. Olá, tudo bem? Curti muito seu blog.
    O ColorTV acaba de lançar seu segundo disco, “Calamares”, e estamos divulgando este trabalho em todos os cantos possíveis.Pode ser baixado em nosso site: http://www.colortv.com.br. Acha que rola uma resenha? Caso sim, é só dar um grito…te mando release, fotos, etc.
    Desde já agradeço! Grande Abraço!
    Bill- ColorTV
    msn: bill_colortv@hotmail.com

  2. Também postei lá no meu blog sobre Sharon Jones. Antes de conseguir gravar os primeiros álbuns com o Dap-Kings, ela já havia trabalhado como carcereira de uma prisão por dois anos. E ia entrar para a carreira militar, mas o acaso acabou direcionando Sharon para o lugar certo: os palcos.

    Parece que hoje em dia a facilidade de ingressar na indústria musical é muito grande, mas a aceitação de um ritmo que relembra os áureos tempos da Motown e Stax ainda passa por algumas dificuldades. Mesmo com o estrondo de Amy Winehouse, que praticamente copiou o estilo de Sharon.

    Mas, quem aprecia música, gosta do que essa mulher faz. Som de primeira!

    Abraços!
    Tiago

  3. mistersilva74

    Pelo que li, os Dap Tones já foram, durante algum tempo, banda de suporte da Amy, mas a desmiolada acabou por deitar fora o seu grande talento. Já Sharon é a prova de que não é só o look que conta. A personalidade e a voz neste caso superaram todas as dificuldades que alguém tão escura, tão baixa e tão gorda tem de enfrentar (palavras dela!!!). Um grande aplauso pela persistência e pelo talento.

    Abraço,

    mistersilva

  4. Olá Mister Silva tudo bem? Fico muito feliz de observar matérias interessantes que seu blog oferece, parabéns!!!!
    Quero aproveitar e lhe passar o endereço do site onde essa semana coloquei uma nova canção do meu projecto experimental “FUNCIONAFACE”. Na verdade essa canção é uma satíra a um momento que o Brasil está passando, as eleições para presidente da repulblica onde nosso voto se torna uma coisa de muita consciência e responsabilidade.

    http://www.myspace.com/funcionaface

    Abraço e muita paz!!!!!!!!

  5. MV Meneghetti
    Jazz, Soul, R&B
    The FUCKING best!

  6. Eu comecei a gostar de musica alterna a pouco tempo e gostaria de saber se voce conhece alguma radio que toque esse tipo de musica para eu poder escutar no carro ! haha Muito Obrigada

  7. Alternativa *

  8. mistersilva74

    Bom, conhecer, conheço aqui em Portugal. Vodafone FM, Rádio Universitária do Minho e alguns programas da Antena 3. Todas elas transmitem online. Na zona de Lisboa conheço a Radar FM, também muito boa. Infelizmente, fora das grandes cidades, as alternativas são muito poucas.

    Obrigado pelo comentário.

  9. Tenho sorte por ter encontrado esse texto, muito bem explicado!

  10. mistersilva74

    Obrigado!

    Ainda bem que gostou da Sharon Jones. Também gosto muito!

    Abraço.

  11. Sem dúvida, uma diva, maravilhoso o som dela!!!!!!

Deixe um comentário